Me apaixonei pelo Enzo de imediato, em um aniversário que estava fotografando. A festa toda eu corria o olho nele. Com minha experiência de Fisioterapeuta, vi que ele era uma criança especial, com paralisia cerebral. Demorei um pouco pra tomar coragem e conversei com a mãe, Geórgia, uma daquelas mulheres de verdade, daquelas que dá orgulho de ser mulher,sabe? Pedi para fotografá-lo. Tenho ainda uma pendência com a Special Kids e sinto necessidade de andar com esse projeto. Mas algumas mães de crianças especiais não gostam de exposição. E é difícil saber, ainda mais que ela nunca tinha me visto na vida. Mas o NÃO eu já tinha. Queria tentar o SIM. E consegui.
Por idéia da Geórgia mesmo, começamos o ensaio na fisioterapia, que é um dos desafios do Enzo. Por coincidência (será mesmo coincidência?) a fisio dele , Dra Andréa Januário da Silva, é minha contemporânea de faculdade e já tinha me ajudado bastante no meu primeiro estágio, na época numa clínica de ortopedia. Agora estávamos lá de novo. Em outra situação, mas unidas novamente pela fisioterapia e pessoas especiais. Foi assim que conheci o método, pois como sou gerontóloga, não me atualizei na área neurológica infantil. Ou seja, 14 anos depois, ela novamente me ensinando. E me orgulhei quando soube que somente 19 fisioterapeutas no Brasil são capacitados para reabilitar pelo método. E Andréa está entre eles.
O Método Therasuit é um programa de fisioterapia intensiva, idealizado e patenteado pelos fisioterapeutas Izabela e Richard, na cidade de Michigan/Estados Unidos. Segundo seus idealizadores, é considerado um novo padrão de tratamento para a paralisia cerebral e outros distúrbios neurológicos.
Tudo começou em 1971, nos Estados Unidos, quando médicos da NASA criam uma veste, chamada de Pinguin Suit, composta por uma série de cordas elásticas, para resistir aos movimentos realizados pelos astronautas e imitar os efeitos da gravidade.
Seus pesquisadores notavam que ao retornarem do espaço, os astronautas apresentavam um alto índice de fraqueza muscular e fratura. Com o passar do tempo, os pesquisadores perceberam que os astronautas que não faziam o uso da veste, apresentavam instabilidade postural semelhante ao da criança com paralisia cerebral.
Já em 1992, na Polônia, a veste Pinguin Suit foi adaptada e passou a ser utilizada com crianças portadoras de paralisia cerebral. Nessa época, denominaram a veste de Adeli Suit. Somente em 2001, na cidade de Michigan, Estados Unidos, é que o Método Therasuit foi patendeado.
O casal Izabela e Richard Koscielny, fisioterapeutas e pais de uma criança com paralisia cerebral, modificaram e adaptaram visando o tratamento de sua filha. Após a comprovação dos resultados, patentearam o método.
O Método Therasuit é um método diferenciado da terapia convencional, pois preconiza a terapia intensiva individual, com sessões diárias de 03 a 04 horas, em 05 sessões por semana, durante 04 semanas. As evidências cientifícas comprovam que pessoas com desordens neuromuscular necessitam de repetição para aprender novas habilidades motoras e ganho de força muscular, flexibilidade, resistência, equilíbrio e coordenação para desempenhar as atividades funcionais aprendidas.
Enzo é realmente uma criança especial. Um príncipe carinhoso, alegre, risonho e muito inteligente. Vocês verão outro post dele em alguns dias, com a família, feito no mesmo ensaio.
Obrigada á Dra Andréa pelo tempo disponibilizado para as fotos e , principalmente por fazer tanto bem a essas crianças. Fisios são humanos com mãos de anjos. E isso é sério,
























Show de bola Raquel, unindo os dois trabalhos, resultado perfeito e surpreendente!! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada Thi...
Excluiraaaaahhhh raquel... sou louca pela nossa profissao e sabia q um dia ia ver essas 2 paixoes unidas... vc conseguiu traduzir a felicidade dele na sessao, em imagens...
ResponderExcluir#amofisio
#amofoto
ps: adorei saber q jf ja tem essa tecnica.
bju
Obrigada Josi... vou investir mais em fotografar crianças especiais...me faz um bem danado...
ExcluirAmei esse trabalho. Onde fica essa Clínica em Juiz de Fora? Tem telefone de contato? Trabalho com um aluno com PC e meu sonho é vê-lo mais independente.
ResponderExcluirBom dia, tenho um filho especial e gostsria do contato da clinica que aplica esse método. É em Juiz de Fora?
ResponderExcluir